São muitos os que apreciam um bom café com leite, mas nem sempre fazer espuma de leite é tão intuitivo como parece. E depois há outras questões como “Será que o leite estará suficientemente quente?” ou “Haverá algum leite mais adequado para usar?” Vamos ajudá-lo a fazer espuma de leite! Agora vai poder beber um cappuccino em casa com aquela espuma que sempre desejou.
O que é espuma de leite?
Comecemos por entender o que é espuma de leite. É nada mais nada menos do que juntar ar ao leite. O processo é químico, mas explicado de uma forma simples, quando o ar se mistura com o leite, a gordura e as proteínas dele formam uma camada de espuma à sua superfície. São as bolhas de ar presas no seu interior que sobem e produzem essa bonita e cremosa espuma espessa. Quanto mais pequenas forem as bolhas de ar (microbolhas) mais firme e espessa ficará a espuma, sendo mais difícil que se desfaça em seguida. Os melhores resultados obtém-se com o leite vindo do frigorífico.
Se a sua máquina de café está equipada com o tubo de vapor ou o cappuccinatore pode deliciar-se com bebidas à base de leite, como cappuccino, latte macchiatto e muitos mais. Mas a questão é que não consegue emulsionar o leite com aquela espuma de leite de qualidade barista? Isso deve-se a alguns fatores, como o tipo de leite e a temperatura. Já a seguir dicas para fazer espuma de leite em casa!
Qual é o melhor leite para espuma de leite?
O tipo de leite que usa é efetivamente importante para obter uma espuma de leite espessa e cremosa, para tal é necessário utilizar leite gordo ou meio-gordo, com alto teor de gordura e proteínas, sendo ideal pelo menos 3,5% de gordura para obter um cappuccino de boa qualidade.
Leite UHT
A melhor opção é utilizar leite UHT (ultrapasteurizado). O leite UHT, que é o que tem um prazo de validade mais longo, favorece o aumento da espuma do leite. Também é recomendável que utilize leite frio, acabado de sair do frigorífico. É mais fácil espumar o leite UHT do que o leite fresco (pasteurizado), pois a espuma deste último tende a desaparecer rapidamente.
Teor em proteína
O teor de proteína do leite é importante para uma espuma de leite perfeita. O ar que entra no leite durante o processo de espumar é envolvido por moléculas de proteína – quanto mais proteína, mais bolhas de ar irá formar. Portanto, o leite com alto teor de proteína permitirá obter uma espuma mais espessa e duradoura.
Rico em gordura
É mais fácil conseguir uma boa espuma de leite quando se utiliza leite com alto teor de gordura. Por este motivo, utilize um leite com 3,5% ou 1,5% de gordura para uma espuma cremosa. O leite gordo ou o meio-gordo são os mais indicados. O leite magro faz espuma também, mas não garante que as bolhas de ar se mantenham estáveis, ou seja a espuma não vai durar muito. Sem falar no sabor.
Temperatura
A temperatura do leite é importante. Se o leite ficar muito quente, não só adquire um mau sabor, como também não poderá produzir espuma de leite estável. O leite com baixo teor de gordura retém a maior parte do ar quando está frio, enquanto o leite com alto teor de gordura deve aquecer um pouco para obter a melhor espuma. Mas o leite não deve ferver, não deve ultrapassar os 60 graus, caso contrário não se formara espuma. Leite frio, vindo do frigorífico, forma uma melhor espuma do que o leite à temperatura ambiente. Os melhores resultados são obtidos com o leite à temperatura de 5 °C.
Como fazer espuma de leite na máquina de café
Por norma, as máquinas de café expresso têm um tubo de vapor integrado – o panarello, cujo vapor permite criar espuma no leite. Como já dito, utilize um leite gordo UHT rico em proteínas para obter uma espuma espessa, e retirado diretamente do frigorífico, pois o leite frio proporcionará um volume maior e uma espuma espessa. Vamos então aos passos:
- Coloque água limpa e ligue a sua máquina.
- Selecione a opção “pré-aquecimento vapor”.
- Desloque o tubo de vapor para o exterior do aparelho.
- Deite leite frio num recipiente de aço inoxidável estreito e alto e que possa ser colocado facilmente por baixo do tubo de vapor. É recomendável enchê-lo com cerca de um terço de leite, porque precisa de espaço para a espuma que se vai formar.
- Rode o seletor/botão para a posição “vapor”.
- Em seguida, coloque o tubo de vapor no leite sem ir ao fundo e mantendo o recipiente um pouco inclinado.
- Movimente lentamente o recipiente de baixo para cima mantendo a ponta do tubo de vapor a cerca de 1 cm da superfície do leite, mas sem sair do leite. Se o fizer corretamente, ouvir-se-á um zunido grave.
- Após a espuma ter aumentado, mergulhe o bocal de vapor um pouco mais no leite e aqueça-o, sem ferver.
- Agora já com a espuma feita, selecione a posição “stop”.
- Adicione a espuma ao seu café ou ao capuccino.
Dicas importantes para fazer espuma de leite
- O bico do vapor deve ficar um pouco abaixo da superfície do leite, para que possa entrar ar e criar a espuma no leite. O ideal é introduzir o tubo cerca de um centímetro no leite, inclinar o jarro e fazer pequenos movimentos para cima e para baixo, ou em círculos, com o jarro. Só depois da espuma formada, mergulhe o bico de vapor um pouco mais no leite para aquecer.
- Depois feche o bocal de vapor o mais rápido possível para que o leite não aqueça mais do devido. Devemos lembrar que utilizar o tubo de vapor da sua máquina de café, requer um pouco de prática até que o resultado seja perfeito.
- Utilize um jarro particularmente pequeno e prático feito de metal (leiteira), pois permite que seja melhor manejável, facilitando o movimento da mão, apesar do pouco espaço.
- Antes de emulsionar o leite, ligue o vaporizador brevemente. Isto garante a limpeza de resíduos de leite que possa haver. Após cada utilização, limpe o tubo para obter uma espuma de leite perfeita da próxima vez.
A alternativa vegetal ao leite de vaca é fazer espuma com leite de soja. Mas atenção, nem todas os leites vegetais são adequadas para criar uma espuma de leite consistente. É uma questão de tentar e praticar. O leite de soja, rico em proteínas, costuma oferecer um resultado muito bom, bem como o leite de aveia.
Veja no vídeo como fazer espuma de leite:
Vantagens e desvantagens do bico de vapor
Sem dúvida que o tubo de vapor de uma máquina de café expresso é uma das melhores opções para criar a espuma de leite perfeita. Não em vão que esta opção é a preferida pelos baristas profissionais. Existem também máquinas de café em cápsulas que incluem este acessório para fazer espuma de leite como a Nespresso, como também as máquinas super automáticas que possuem um batedor de leite automático, bastando pressionar uma tecla para emulsionar o leite.
No entanto, se não tem uma máquina de café com a função capuccino pode recorrer aos batedores de leite elétricos. Estes são acessórios baratos que se podem comprar em qualquer loja de eletrodomésticos ou online. Regra geral, com estes batedores pode obter leite com espuma em aproximadamente 15/ 20 segundos. Pode ser usado com leite quente ou frio, o que facilita o processo. São fáceis de usar e fáceis de limpar.
Uma boa espuma de leite é uma delícia para os nossos sentidos. A cremosidade da espuma realça o sabor do leite, e ainda para finalizar pode criar na sua superfície desenhos atraentes, a chamada técnica latte art, para um resultado espetacular.
Deixe um comentário