Uma boa limpeza e manutenção da sua máquina de café automática não só prolonga a vida do aparelho, evitando o seu mau funcionamento, como também garante um café sempre com sabor. O calcário, os resíduos de café e gorduras dos grãos, do leite, tudo isto gera partículas que se acumulam na sua máquina e podem alterar a extração e o sabor do café e até mesmo danificá-la. Além disso, a falta de limpeza dá origem à proliferação de bactérias.
Para evitar tudo isso, as máquinas integram vários programas de manutenção, muitos deles automáticos, que dizem em cada momento o que tem de fazer, se limpar ou descalcificar ou trocar o filtro. Mensagens no ecrã, lâmpadas indicadoras, displays automáticos, são alguns deles e basta premir o botão e o processo tem início.
Limpeza diária
Lavar diariamente o reservatório de água, o tabuleiro e grelha de apara-pingos e o depósito de borras de café, porque as borras de café ganham logo bolor, e secar completamente. As peças indicadas normalmente podem ser lavadas na máquina de lavar louça. No entanto, há marcas que desaconcelham e portanto deve lavá-las à mão.
A superfície exterior do aparelho pode ficar com a cor alterada se a sujidade acumula-se durante muito tempo. Limpe a parte exterior da sua máquina automática com uma esponja macia e um pouco de detergente delicado e água morna para eliminar dedadas e sujidade. Para evitar riscos e danos não utilize esfregões ou produtos abrasivos. Depois seque com um pano seco e macio. Cuidado, para que a água não chegue ao painel de comandos e limpe imediatamente salpicos causados pela descalcificação.
Limpar periodicamente os bicos de saída de café com um pano e controlar que os furos não estejam entupidos. Se assim for, remova os resíduos de café com um palito de dentes.
Os compartimentos para café em grão e café em pó respetivamente, devem ser limpos uma vez por mês. Os grãos de café contêm gorduras, ficando esta acumulada nas paredes dos reservatórios. Limpe estes compartimentos de café com um pano seco e macio. Também pode passar o aspirador no compartimento para café em grão e o compartimento para café em pó, para remover restos de café existentes.
Programas de limpeza
Todas as modernas máquinas de café possuem programas de limpeza automática. Normalmente as máquinas de café super-automáticas integram os seguintes programas de manutenção, aparecendo a mensagem no visor ou luzes/ícones a piscar quando devem ser executados:
- Enxaguar a máquina
- Limpeza do tubo de passagem de leite
- Limpeza da unidade de fervura
- Descalcificar o aparelho
Acessórios para a limpeza
- Pastilhas de descalcificação para descalcificar o circuito interno da máquina
- Pastilhas de limpeza para desengordurar a unidade de fervura
- Escova de limpeza para efectuar a limpeza do tubo de leite
- Detergente para tubos de leite para efectuar a limpeza do sistema de leite
Como limpar o bloco de preparação do café
Cada vez que utiliza a sua máquina, o café moído e os óleos de café acumulam-se na unidade de fervura, nos tubos e na saída do café. Estes resíduos podem obstruir e tornar o café amargo. Há duas formas de fazer a limpeza: se o bloco de preparação é extraível, enxagúe com água morna corrente debaixo da torneira, uma vez por semana, podendo utilizar uma escova se for necessário, mas não deve utilizar detergente. As peças da unidade de fervura estão lubrificadas e podem ficar danificadas com o detergente.
Se o bloco de preparação não é extraível, como na Krups, pode utilizar pastilhas de limpeza desengordurantes que eliminam a gordura dos grãos de café. É recomendado limpar pelo menos uma vez por mês. Deve utilizar as pastilhas desenvolvidas especialmente para o seu aparelho. Ajudam a preservar a sua máquina de café e prolonga a sua vida, mantendo a qualidade e o sabor do café.
Antes de colocar novamente o bloco de preparação, limpe cuidadosamente o interior da máquina, onde este estava colocado (normalmente na lateral, na chamada porta de serviço). Para retirar restos de café incrustados, pode aspirar os resíduos com um aspirador e depois passar um pano.
Filtros de água para máquinas de café
Sendo o calcário o principal inimigo da sua máquina de café, a utilização de filtros é de suma importância para prevenir a formação do calcário no seu interior, reduzindo assim, a necessidade de descalcificar com mais frequência. Alguns modelos já vêm com o filtro, se no seu não houver, é aconselhável adquirir um.
O filtro normalmente é colocado diretamente dentro do depósito de água da sua máquina de café. O filtro tem a função de remover calcário e impurezas na água de modo a proteger o aparelho e evitar obstruções e o mau sabor do café. A troca deve ser feita imediatamente após a exibição do aviso”trocar filtro de água”, e executada de acordo com o manual da sua máquina de café. Cada fabricante oferece filtros adaptados às suas marcas.
O filtro de água não dura para sempre e precisa ser substituído de vez em quando, e tal deve ser feito quando a máquina assim o avise, ou quando se liga a lâmpada indicadora ou avisos no ecrã. Se a sua máquina de café automática não o indica, em termos gerais, deve trocar o filtro a cada dois meses.
Por exemplo o filtro de água e calcário – AquaClean – das máquinas de café automática Saeco permite-lhe desfrutar até 5000 chávenas de café sem necessidade de efetuar descalcificação. Deve apenas substituir o filtro depois de 625 chávenas. Sendo assim, só depois de 8 substituições do filtro deve então fazer a descalcificação da Saecco. Como vê poupa trabalho e tempo e garante um café puro sem impurezas e prolonga a vida útil da máquina.
Descalcificar a máquina de café automática
Conforme o grau de dureza da água (dependendo do seu local de residência), o calcário irá reduzir a vida útil do seu aparelho. Quanto mais dura for a água, mais vezes será necessário fazer a descalcificação da máquina de café.
Embora os filtros reduzem a formação de calcário, não o eliminam de todo. Com o tempo é preciso descalcificar a máquina de café. Se não o fizer, a presença de calcário pode danificar e causar avarias, mau funcionamento e obstruções (o café deixa de sair). A acumulação de calcário leva também ao aumento do consumo de energia.
Como usar as pastilhas
Através de lâmpadas indicadoras ou de mensagens no visor, a máquina de café avisa quando deve ser descalcificada. Execute então o respetivo programa de manutenção de acordo com as indicações no visor ou no manual. Em geral, é encher o reservatório de água com água morna e adicionar uma pastilha de descalcificação ou frasco liquido descalcificante até dissolver.
Recolocar no lugar o depósito de água. Coloque debaixo do distribuidor de café um recipiente grande vazio para recolher a água suja. O ciclo de descalcificação será executado automaticamente durante 20 a 30 minutos fazendo vários enxaguamentos para remover os resíduos de calcário do interior da máquina de café.
Finalizado o programa de descalcificação, deve efetuar um enxaguamento com água limpa para eliminar os resíduos do produto descalcificante do interior da máquina para então poder fazer novamente o café.
Se a sua máquina de café automática não tiver um indicador automático de descalcificação, deve realizar o processo de descalcificação a cada 2 meses, dependendo da dureza da água da sua área e da frequência de uso da máquina de café.
Os fabricantes recomendam nunca utilizar vinagre, nem produtos à base de ácido cítrico para descalcificar, mas sim, os produtos de descalcificação e limpeza próprios de cada fabricante, porque se ocorrer algum problema fica fora da garantia. Normalmente, ao comprar a máquina de café automática, esta costuma vir com um kit inicial de limpeza.
Limpeza do sistema de leite
Se a sua máquina de café automática prepara bebidas com leite é importante limpar os tubos de leite por razões de higiene, evitar o mau gosto no café e garantir uma espuma de leite perfeita. Deve limpar à mão cada vez que utiliza o acessório para espuma de leite e semanalmente deve desmontar todas as peças do cappuccinatore e lavá-los em água corrente com detergente. Assim os germes existentes no tubo de leite serão removidos.
Algumas máquinas, logo após a preparação da bebida de leite, fazem a limpeza automática com água muito quente e um jato de vapor no tubo do cappuccinador para remover todos os resíduos. Outras efetuam uma limpeza em profundidade do sistema interno de leite com vapor. Para tal, irá aparecer uma mensagem no visor a indicar quando deve ser feita, sendo necessário seguir as instruções apresentadas no ecrã.
Pode também ser utilizado um produto de limpeza adequado para limpar em profundidade o tubo interno de passagem de leite, que remove resíduos e bactérias. Para isso, a solução é o detergente adequado para a máquina de café. Este último eliminará os resíduos de leite que ficam aderidos aos tubos.
Normalmente consiste em adicionar o detergente em pó ou liquido com água quente. Introduzir o tubo de leite no recipiente e seguir as indicações que aparecem no visor. Desta forma o programa de manutenção faz a limpeza interna dos tubos de leite.
Veja no vídeo como limpar o sistema de leite da máquina super-automática Saeco:
O filtro de água, as pastilhas de limpeza e descalcificação bem como o Kit de acessórios para a limpeza e manutenção completa da sua máquina de café automática podem ser adquiridos nas lojas ou através dos serviços de assistência técnica da sua zona ou na loja online Amazon.
Deixe um comentário