O jarro elétrico quando começa a acumular calcário deve ser descalcificado para evitar o seu mau funcionamento. Também afeta o sabor do café ou chá, por isso, é importante fazer o processo de descalcificação com regularidade, sobretudo se vive numa zona de água dura. Toda a água que é aquecida forma manchas brancas no interior dos jarros tal como na máquina de café – além disso, o jarro elétrico gasta mais energia e leva mais tempo para ferver a água.
Há muitas formas de remover o calcário de uma chaleira, por exemplo, pode utilizar um descalcificador para máquinas de café, como também vinagre, ácido cítrico, bicarbonato de sódio. Estes produtos são frequentemente aconselhados pelos fabricantes.
A razão da formação de calcário é a seguinte: a água contém minerais entre eles o calcário e quando ferve forma cal no interior do jarro/chaleira, que se torna visível quando aparecem manchas brancas. É então o momento de proceder à sua limpeza. Já a seguir, explicamos como utilizar cada produto da melhor maneira possível.
Como descalcificar o jarro elétrico com um descalcificante
Se comprar um descalcificador (líquido ou sólido) à venda no supermercado ou online, deve efetuar o processo conforme as instruções da embalagem, que normalmente são assim:
- Misture o descalcificante (quantidade especificada na embalagem) com água e encha o jarro elétrico ou chaleira com esta mistura até à capacidade máxima marcada no interior do jarro (nunca ultrapasse o nível máximo).
- Ligue o jarro e desligue-o quando a mistura ferver.
- Deixe atuar conforme o tempo especificado pelo fabricante (cerca de 20 minutos).
- Deite fora e enxague o jarro várias vezes.
- Encha o jarro com água fresca e ligue-o para ferver a água.
- Após ferver deite fora a água e repita o processo, se necessário.
Como descalcificar o jarro elétrico com vinagre
O vinagre também é recomendado pelos fabricantes como um potente descalcificador para remover o calcário. Utilize vinagre branco diluído com água.
- Deite vinagre no fundo do jarro. Acabe de encher o jarro com água até à capacidade máxima indicada no jarro.
- Deixe a mistura ferver. Apague e deixe o líquido atuar, consoante a
camada de calcário existente no interior do jarro, entre 1 a 2 horas. - Esvazie e enxague o jarro com água várias vezes, se necessário passe uma esponja de limpeza para remover as manchas.
- Encha novamente o jarro de água e deixe ferver para fazer desaparecer o cheiro e sabor do vinagre.
Descalcificar com ácido cítrico
Pode substituir o vinagre por ácido cítrico para descalcificar o jarro. No entanto, deve ter o cuidado de diluir o ácido cítrico com bastante água, já que é um produto bastante agressivo. Portanto, verifique sempre as instruções do fabricante para ver se o seu jarro/chaleira pode ser descalcificado com ácido cítrico.
- Encha o jarro até ao nível máximo com água fria, deixe ferver e apague.
- Adicione 1 a 2 colheres de sopa (20 a 40 g) de ácido cítrico por cada 1/2 litro de água e deixe a atuar entre 15 a 20 minutos.
- Deite a água fora e enxague o jarro com água limpa várias vezes.
Descalcificar a frio.
- Encha o jarro com água fria até ao nível máximo.
- Adicione o ácido cítrico.
- Deixe a mistura atuar aproximadamente 3 a 4 horas.
- Esvazie e enxague o jarro com água limpa várias vezes.
Em qualquer uma das opções (frio ou quente), para fazer a mistura, coloque sempre primeiro a água no recipiente e depois adicione o ácido cítrico – nunca o contrário.
Atenção: alguns fabricantes recomendam utilizar o ácido cítrico penas com água fria, outros com água quente, ao não ser um produto indicado para alguns tipos de materiais. Por isso, leia sempre as instruções do manual do seu jarro elétrico.
O ácido cítrico puro está disponível tanto em forma líquida como em pó em lojas especializadas ou na Internet.
Outra opção mais caseira, é espremer o sumo de um limão não diluído e esfregar sobre as manchas brancas do calcário. No entanto, não é tão potente como o ácido cítrico, apesar disso deixe o sumo de limão atuar por um curto período, para evitar danificar a chaleira.
Descalcificar com bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é também um método caseiro utilizado para a descalcificação de jarros elétricos.
- Coloque uma saqueta de bicarbonato de sódio (duas a três colheres de chá) no jarro.
- Encha-o com água (não encha completamente, pois a mistura tende a formar espuma).
- Deixe ferver e apague.
- Deve atuar durante uma hora.
- Deite a mistura fora.
- Enxague várias vezes o jarro e encha-o novamente com água fresca e volte a ferver água.
Em qualquer um dos processos referidos, após efetuar a descalcificação, complete a limpeza do seu jarro limpando a parte de fora com um pano húmido.
Cada quanto tempo deve descalcificar a chaleira?
A frequência com que deve descalcificar o seu jarro depende da dureza da água na sua zona. Se a água for particularmente dura, deve descalcificar o aparelho, pelo menos, uma vez por mês. No caso de utilizar água filtrada ou se a água da torneira da área onde vive é macia, será suficiente descalcificar o jarro duas a três vezes por ano.
Regra geral quando começam a aparecer manchas brancas no interior do jarro (camada de calcário) é sinal de que é hora de descalcificar.
Dicas para evitar o calcário
Mesmo que viva numa zona de água macia, a formação de calcário é um problema que não se pode evitar, mas sim minimizar a sua formação no interior do jarro:
- Opte pelos filtros de água que ajudam a reduzir parte do calcário da água.
- Deite fora o resto de água quente após cada utilização. Esta ao permanecer no jarro contribui para a formação de calcário.
Certifique-se de que sejam substituídos regularmente os modelos de jarros devidamente equipados com filtros anticalcário ou cartucho de filtro.
Como pode ver qualquer um destes métodos de descalcificação pode resolver o problema de calcário do seu jarro elétrico e não se esqueça de limpar a parte externa uma vez por semana para manter uma aparência sempre brilhante.
Deixe um comentário